Arte e Crítica: o corpo como
suporte da Arte
(O Corpo Político)
O artista Rodrigo Severo em performance pelo centro de São Paulo - 2015
No ano de 2020 o mundo foi surpreendido por uma pandemia que dizimou inúmeras vidas ao redor do mundo. Aqui no Brasil, mais de 700 mil pessoas morreram em decorrência da Covid-19.
A quarentena forçada nos primeiros meses imprimiu aos corpos humanos uma contenção social e além das mazelas físicas, a falta de socialização impactou severamente muitas pessoas, inclusive nossos alunos.
Com as aulas remotas, os alunos tiveram que se adaptar a essa nova realidade de aprendizagem e juntos desenvolvemos esse projeto que fala sobre o corpo enquanto morada do ser humano, os corpos diversos e desviantes, as opressões em relação aos corpos "outros". Durante aproximadamente 2 meses e meio discutimos a diversidade, racismo estrutural e institucional, homofobia, sexismo, gordofobia e outras formas de opressão em que o corpo é subjugado e oprimido.
Aqui você encontra registros desse projeto que foi desenvolvido totalmente online e teve como culminância uma videoperformance onde os protagonistas são os próprios alunos.
Esse projeto foi finalista do 24o Prêmio Educador Nota 10 - 2021
Série Bate Papo com Artistas
Outros registros do Projeto